terça-feira, 29 de março de 2011

Led Zeppelin (parte I)


            


         Originalmente a banda foi formada pelo guitarrista Jimmy Page e pelo baixista Chris Dreja em Julho de 1968 com o nome de "The New Yardbirds" de modo a conseguirem cumprir um contrato feito para a realização de concertos na Escandinávia, assinado antes do último concerto dos Yardbirds. Terry Reid recusou a oferta de Page para ser o vocalista, mas sugeriu Robert Plant, conhecido pelo seu trabalho no grupo "The Band of Joy". Junto com ele veio o baterista John Bonham. Quando Chiris saiu para se tornar fotógrafo, John Paul Jones, estimulado pela esposa, procurou Jimmy Page, a quem conhecia por terem atuado juntos como músicos de estúdio, e se ofereceu para tocar baixo na nova banda. Oferta aceita, estava formado o quarteto que viria a se transformar em uma das mais bem sucedidas bandas de rock dos anos 70.
         Led Zeppelin foi uma das bandas de rock a vender mais álbuns em toda a história, com mais de 300 milhões de cópias em todo o mundo, além de um dos grupos mais influêntes na história do rock.  Foram também os únicos a colocar todos seus álbuns no Top 10 da parada norte-americana Billboard.
         A banda acabou em 1980, pois John Bonham morreu asfixiado pelo próprio vômito em um quarto da mansão de Jimmy Page. Depois disso a banda foi desfeita, pois não haveria mais condições de continuar com o nome Led Zeppelin.


Os símbolos:


         
         Cada integrante era representado por um símbolo diferente. Apesar de o disco ser conhecido como "Runas", apenas os dois símbolos do meio são realmente runas. Os outros dois são símbolos mágicos.
         O símbolo relacionado ao Jimmy Page, geralmente é associado a uma palavra (ZoSo), foi desenhado por ele mesmo e o seu significado é um mistério. 
         O símbolo do John Bonham e representa a trindade da mãe, do pai e do filho. O símbolo poderia representar também uma bateria vista de cima. Esse símbolo também aparecia no rótulo da cerveja Ballantine, que era a favorita do John. 
         O símbolo do baixista John Paul Jones foi tirado de um livro de runas e simboliza uma pessoa com confiança e competência.
         O vocalista Robert Plant adotou como símbolo a pena da deusa egípcia Ma'at, que significa verdade, justiça e lealdade, envolta por um círculo impenetrável que significa vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário