terça-feira, 29 de março de 2011

KISS (parte I)




            KISS é uma banda de hard rock dos Estados Unidos, formada em Nova York em 1973.

            Depois do fim do grupo Wicked Lester, Paul Stanley e Gene Simmons decidiram criar uma nova banda para ser um super grupo, e para isso colocaram anúncios e em jornais e revistas para achar novos músicos. A um destes anúncios respondeu o baterista Peter Criss para fazer o teste. Como o rapaz estava bem vestido, eles lhe perguntaram: "Se num show a gente lhe pedir para ir fantasiado de mulher, você vai?", com uma resposta afirmativa, ele entra na banda. E precisavam de mais um integrante para a banda. 

            No dia do teste apareceu um rapaz que chegou cortando fila, e vestido de forma estranha, com um tênis de cada cor e calça rasgada. Gene até achou que era um mendigo (se não fosse ele estar segurando uma guitarra...). Alertaram-no de que ele não podia cortar fila, e ele se dirigiu ao final da fila, mas quando chegou a sua vez, ele impressionou a todos e assegurou um lugar na banda. Seu nome era Ace Frehley.

            Faltava o nome para a banda,e escolheram o nome inspirado num concurso de Nova Iorque, "Kiss". A sensualidade e sexualidade expressa no nome acompanharia o KISS na maior parte de suas músicas. Começaram então a trabalhar em composições feitas durante a extinta Wicked Laster, mas além de tudo queriam chocar o público. Para tanto, se inspiraram em bandas como New York Dolls e no rock-horror show de Alice Cooper para definir a atitude e figurino da banda.

            Decidiram se maquiar e assumiram essa personalidade como sendo essencial para a sucesso do grupo, escondendo assim por anos a fio a verdadeira identidade de seus músicos.

            A maquiagem foi definida se baseando em elementos referentes a verdadeira personalidade de cada um. Gene Simmons adora filme de terror e assumiu uma maquiagem que o deixaria com cara de mau. Paul pintou uma estrela em seu olho direito pois sonhava em ser um astro do rock. Ace concebeu sua maquiagem baseada no espaço sideral e numa estética futurista por ser uma pessoa "aérea", dispersiva. Por adorar felinos, Peter adotou uma imagem de homem-gato, acredita ainda que tenha sido um gato em outras encarnações.

            Para definir o figurino da banda, mesclaram elementos de super heróis em quadrinhos com personagens do teatro japonês. Usando botas com saltos enormes que davam um ar de super heróis titânicos ao grupo e se tornariam então: "The Starchild" (Paul Stanley), "The Demon" (Gene Simmons), "Space Ace" (Ace Frehley) e "The Catman" (Peter Criss).

            Um elemento visual que acabou se tornando ícone da banda é com certeza a língua de Gene Simmons. Ele realizou uma pequena cirurgia para a remoção do "freio", um músculo responsável pelos movimentos da língua, deixando-a muito maior que o normal e com maior liberdade de movimentos.

            Definido o visual da banda, era hora de criar os cenários de palco. Efeitos especiais sonoros, de luzes e fumaça aliados a velas acesas e um imenso letreiro luminoso contendo o logotipo da banda que piscava aleatoriamente criavam um clima de mistério e terror. Queriam proporcionar ao público não só música e sim um espetáculo que abrangesse os diversos estados da arte. Nos primeiros shows, risos, piadas e deboches, por parte do público. Mas, gradativamente, a banda foi conquistando seu espaço.

            Sempre ao início de cada apresentação, um mestre de cerimônias berra a seguinte frase: "You Wanted the Best and You Got the Best. The Hottest Band in the World, Kiss!" - , traduzindo: "Vocês queriam o melhor e vocês conseguiram o melhor, a banda mais quente do mundo, Kiss".


Nenhum comentário:

Postar um comentário